Prefeitura mantém cronograma e recuperação de ruas continua em Alto Araguaia

Prefeitura mantém cronograma e recuperação de ruas continua em Alto Araguaia
[caption id="attachment_21124" align="alignleft" width="274"]DSC02583 Alunos fizeram belas apresentações que deixaram pais e amigos emocionados[/caption] Alto Araguaia, MT – Palco foi montado e decorado a rigor, conforme a proposta. Pais, mães, irmãos e amigos marcaram presença e a rotina na Rua Fraga Bueno, no Bairro COHAB, foi transformada na tarde de sexta-feira (14). Ao invés do tradicional movimento de veículos, pessoas circulando ou reunidas em rodas de conversas, a principal novidade do dia ficou para a apresentação que marcou o encerramento do projeto “Um país se faz com homens e livros”, desenvolvido pela Escola Municipal Maria Júlia de Almeida no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O objetivo foi de promover o incentivo à leitura tendo como subsídio as obras do escritor, contista, ensaísta e tradutor Monteiro Lobato. Todos os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo interpretado por professores, funcionários e alunos da escola estiveram presentes. O projeto foi lançado em março passado e foi divido em três etapas. A primeira foi o lançamento com a apresentação do Projeto do Circo. A segunda fase foi um trabalho em sala de aula que teve por objetivo um minucioso levantamento das obras do escritor Monteiro Lobato e roda de leitura. A apresentação pública marcou a terceira etapa bem como a culminância do projeto em Alto Araguaia. Interação alunos, professores e comunidade Os alunos foram os principais personagens do encerramento do projeto. Foram responsáveis pelas apresentações de danças, teatros e músicas do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. “É muito gratificante ver profissionais da educação colocar em prática programas de incentivo a leitura. Todas as escolas de Alto Araguaia estão imbuídas em alfabetizar todos os alunos com até oito anos de idade. O projeto Monteiro Lobato vem de encontro com esta proposta, sem contar que é uma grande interação entre alunos, professores e a comunidade”, disse secretária de educação, Abilene Antônio Bastos de Queiróz, que na ocasião também representou o prefeito Maia Neto (PR), que estava em Cuiabá cumprindo agenda. A ideia de trazer a apresentação do projeto para rua nasceu de uma conversa informal entre professores, diretores, coordenadores e demais profissionais da Escola Municipal Maria Júlia de Almeida. “Todos abraçaram o projeto e hoje temos o ápice da consagração. Foi um trabalho maravilhoso. É gratificante vermos os pais e a população como um todo participando. E mais importante ainda é ver a animação das crianças e de todos os funcionários da Escola Maria Júlia”, disse a diretora da escola Kátia Almeida. O projeto “Um país se faz com homens e livros” é uma proposta de trabalho pedagógico coletivo envolvendo profissionais da educação e alunos das turmas de Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental. A grande aposta é de instigar a curiosidade e o prazer pela leitura.